terça-feira, 19 de março de 2013

APARELHO PARA SURDEZ - TESTANDO...



Meu problema é só no ouvido direito, mas por insistência do Otorrino que acompanha meu caso comecei a usar pela primeira vez o aparelho auditivo. Tudo muito estranho. Alguns sons ficaram muito estridentes, “ardidos”, enquanto outros parecem iguais.
Minha própria voz, dependendo de como pronuncio algumas sílabas mais “abertas”, causa algum desconforto.

TRABALHANDO
Passo os dias no computador trabalhando e ouvindo música (bem baixinho, ao menos para mim) ao mesmo tempo. Em algumas músicas, certos sons me incomodam bastante e ao abaixar o volume de modo que se tornem confortáveis, não ouço a música...

O som de meu teclado nunca havia me incomodado, agora incomoda. Até o clique no botão do mouse é um espanto. Quando o telefone tocou quase caí da cadeira de susto. Vou ter de abaixar o volume ou mudar o tom. Tentei usar o telefone no lado direito, com aparelho, mas não consegui manter conversa: algumas sílabas ficam bem estridentes, outras simplesmente não escuto. E não entendo nada. Telefone, ainda só no ouvido esquerdo.

ASSISTINDO TV
Não notei melhora significativa ao assistir os telejornais ou novela (essa última só hoje, por questões meramente científicas, que fique bem claro). Utilizando os padrões de volume costumeiros na TV, estou escutando bem melhor os ônibus que passam 18 andares abaixo, as buzinas e freadas, mas não o apresentador do jornal.

CONVERSA
No começo das tardes após o almoço há funcionários de uma empresa próxima que ficam sentados do outro lado da rua descansando, aproveitando os minutos finais deste intervalo. Hoje pude ouvi-los, mas apenas ouvi-los: não entendi nenhuma palavra inteira. Na rua, quando um carro passa ouço o som do motor, do arrasto dos pneus no asfalto e um chiado parecido com o utilizado nas audiometrias. Isso incomoda e me atrapalha. O aparelho (ou meu ouvido problemático) também parece traduzir o vento como chiado de audiometria.

ALMOÇO “POR QUILO”
Uma das situações em que a perda auditiva me incomoda é quando tenho encontros em bares ou restaurantes muito barulhentos. Parece que ouço tudo, menos as vozes da pessoas com quem deveria conversar. Hoje, almoçando num restaurante “por quilo”, fui o tempo todo atormentado com o que só consigo traduzir como “som do vento no microfone”. Já viu uma matéria televisiva ou documentário, quando vão fazê-lo no deserto ou numa praia com muito vento e microfone sem proteção adequada? É aquele nada adorável som... Como numa audiometria com o chiado, mascarou todo o resto e me atrapalhou bastante. Havia um pessoal conversando na mesa ao meu lado direito. Eu ouvia algumas sílabas estridentes, mas não entendia a conversa.

EMPREGADA DOMÉSTICA
Os aparelhos auditivos deveriam ter uma regulagem à prova de empregadas domésticas. Quem inventar fica rico. Pratos, talheres e outros sendo guardados e portas de armários batendo  lá na cozinha pareciam o início da terceira guerra mundial. Quando ligou o aspirador de pó, preferi manter minha sanidade  e tirei o aparelho. O som das havaianas batendo no chão... Vou comprar uma pantufa pra ela.