sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MONTANDO UM PEQUENO NEGÓCIO


Um colega meu perdeu o emprego recentemente e, precavido, já colocou em andamento seu plano B: vai montar um pequeno negócio, home office.

Mas nessa hora é difícil pensar em tudo, em todos os pequenos detalhes que fazem a diferença. Foi então que resolvi escrever algumas dicas pra ele. Talvez sejam redundantes, tendo em vista as centenas de milhares de páginas na web que tratam do mesmo assunto, mas vou reproduzi-las aqui:

- abra uma conta separada de e-mail (e uma pasta) só para receber mensagens de assuntos profissionais, preferencialmente com o nome curto (estratégia, estratégia...) de seu negócio. Melhor ainda: instale um programa de receber e-mails diferente do particular. Eu uso Outlook para o pessoal e Thunderbird (ótimo e de graça) para o profisisonal;

- se possível, instale o Skype (grátis) em seu PC/note. O pessoal gostou da ideia de não pagar telefone. Talvez tenha de comprar microfone se for PC de mesa, mas é baratinho;

- tb, se possível, tenha uma linha de telefone celular diferente para os contatos profissionais ou, pra economizar, tenha toques bem diferentes para contatos pessoais/familiares/profissionais. Eu já me atrapalhei tendo de atender cliente quando estava em Campos do Jordão, almoçando e tomando o terceiro chopp, imagina...;

- pense no foco de seu negócio e comece a montar um mailing list de possíveis clientes para, posteriormente, fazer uma campanha de e-mail marketing, mais em conta do que mandar imprimir folhetos. Mais em conta, no caso, é “de grátis” se tiver a manha;

- se pensar num site, compute: registro de domínio (seu endereço na web) + hospedagem de site. Não são caros, poderíamos dizer que "é um investimento", mas sai do bolso;

- se quiser economizar ainda mais, monte inicialmente um blog (é de graça). O Blogger e o Wordpress são os mais fáceis de usar. Meus blogs estão no Blogger. Contras: não tem grande maleabilidade de construção (ou seu colega aqui é que não teve paciência para aprender a mexer direito) e blog não tem tanto respeito/seriedade quanto um site com domínio registrado;

- é possível anunciar seus serviço de graça na web: Primeiramão, TodaOferta, Quebarato, SOSClassificados, RuaDireita... ... Retorno? Pequeno, mas de pequeno em pequeno...

- se for montar um home office, existem milhares de dicas na web, mas posso adiantar algumas:

1-se for cliente de TV por assinatura, provavelmente eles te ofereceram um plano e número de telefone extra. Utilize para seu escritório;

2-vc vai precisar de cartão de visitas (faça em gráfica, esqueça os picotados) e, se for enviar propostas a clientes, seria bom ter papel carta “timbrado” (isso não existe mais...), ou seja, com o nome/logotipo de sua empresa. Mas isso dá pra fazer um a um na impressora de casa, imprimindo com qualidade alta ou máxima. A primeira impressão é a que fica, como diz o velho deitado;

3-entre nas tais redes sociais e refaça seu perfil, agora como autônomo, e procure se filiar ou acompanhar grupos afins;

4-japoneses dão preferência a japoneses, judeus dão preferência a judeus, maçons dão preferência a maçons... Já vi por aí e sei que funciona: use em seu site/blog/perfil alguma frase ou algo que remeta a um grupo ao qual pertença: religioso, acadêmico, desportivo, filosófico... Não confunda isso com “se aproveitar”; é apenas mais uma estratégia de marketing numa maneira de tentar obter retorno de um público-alvo específico.

Se eu lembrar de mais, escrevo em breve.

Um comentário:

FAZENDO ARTE NOS PÉS disse...

Oi! Boa noite!!! É muito interessante a sua dica. Vcocê poderia me ajudar mais?É que eu faço sandalias e blusas com pedrarias e gostaria de saber mai: e como calcular custos, fazer estoque , preços etc.... Caso vc puder me ajudar pode enviar para o meu email: s.frau@hotmail.com obrigada pela dica. Simone.