quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

GARANTIA ESTENDIDA - CUIDADO!

Um artigo no 1to1 Weekly da Peppers & Rogers Group (reproduzido parcialmente nos parágrafos abaixo) alerta sobre as más práticas de diversas empresas em busca do lucro fácil.
Sempre disfarçadas de modo a parecer “agregar valor” para o cliente, tais práticas não trazem verdadeiramente nenhum benefício ao consumidor, fazendo-o apenas gastar mais pelo mesmo produto.

O exemplo mais comum e um dos mais graves dessa tendência de comportamento são os programas de “garantia estendida”, oferecidos pelos varejistas com uma alta margem de lucro. Os web sites e blogs têm classificado essa atitude, quase unanimemente, como “fraude”.

Parece um valor pequeno, não é?

A Consumer Reports relatou, em dezembro de 2006, que os consumidores teriam gasto $1,6 bilhões até o fim de 2006 em garantias estendidas para eletrodomésticos e eletrônicos como TVs de plasma e laptops. Em muitos casos, o custo da garantia pode ser mais de 25% do preço total do produto.

Os varejistas insistem em oferecer garantias estendidas porque lucram mais com esse serviço do que com a própria venda dos produtos assegurados. Mas os dados da Consumer Reports mostram que os produtos raramente quebram no período coberto pela garantia estendida, que geralmente é de três anos.
Mesmo quando os aparelhos apresentam algum problema, geralmente o valor do conserto é o mesmo da garantia.

Bem, isso é lá nos EUA. Não sei os números daqui, mas recentemente adquiri dois eletrodomésticos através de televendas de uma grande rede varejista e o televendedor foi bastante insistente sobre a garantia estendida, mas declinei.

E você, anda pagando garantias estendidas? Ajudou em alguma coisa?




3 comentários:

UtópicA disse...

ja paguei e nao fez diferença. quando precisei mesmo, a garantia ja tinha acabado
:(

em mtos casos a garantia é barata, mas nao vale a pena. se vc calcular todas as "parcelinhas" é um dinheirinho.

Anônimo disse...

Eu ja a precisei e valeu a pena!
Sempre vou comprar com Garantia estendida! A gente nunca sabe o que vai acontecer! Garantia estendida deve ser vista como investimento assim como qual outro tipo de seguro!

Dora disse...

Meu nome é Dora. Eu e uma amiga entramos numa loja "magazine Luiza" eu e uma amiga e nos interessamos por um liquidificador diferenciado (rala, corta, etc). Resolvemos comprar, ela comprou um e eu comprei outro. Sem nenhum consulta, nos foi cobrada a garantia estendida. Só descobrimos quando chegamos em casa. Isso é uma conduta ridícula de uma empresa, ainda nos disseram que ganhamos a garantia estendida como se fosse grátis.